Adeus a John Wetton e Geoff Nicholls

Fotos: divulgação

wetton

John Wetton em ação na década de 70, com a banda de rock progressivo King Crimson

Marcelo Araújo

Os últimos dias de janeiro trouxeram novidades péssimas para os fãs de rock. No dia 28, morreu Geoff Nicholls, ex-tecladista do Black Sabbath. No dia 31, perdemos o cantor e baixista John Wetton, integrante de várias bandas famosas.

John Wetton morreu aos 67 anos, vítima de câncer de cólon (parte do intestino grosso). Este artista ganhou notoriedade em 1972, ao ingressar no King Crimson, liderado pelo guitarrista Robert Fripp, como baixista e vocalista. Durante dois anos, deu contribuição ao rock progressivo de caráter mais experimental do Crimson, com sua voz e baixo virtuoso.

John tocou em diversas bandas, como Roxy Music, Uriah Heep (no ótimo disco Return to Fantasy), Wishbone Ash e Family, porém foi com o Asia, na década de 80, que atingiu enorme sucesso comercial.

O conjunto, em seu line-up célebre, reuniu, além de Wetton, o guitarrista Steve Howe, o tecladista Geoff Downes e o baterista Carl Palmer.Todos vinham de bandas clássicas do rock, no entanto o Asia se destacou por um som mais comercial, o arena rock, fusão de textura pop do heavy metal com o progressivo. Entre os hits do quarteto estavam Heat of the Moment, Only Time Will Tell e Sole Survivor.

Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music, que gravou um álbum com Wetton, em 1987,se declarou abalado com a notícia. “Entristecido em saber da morte do meu bom amigo e companheiro musical John Wetton. Descanse em paz!”.

nicholls

O tecladista Geoff Nicholls nos deixou aos 68 anos devido a um câncer de pulmão. Tocou com o Black Sabbath entre 1980 e 2004, ora como membro oficial da lendária franquia de heavy metal, ora como músico convidado. Participou de álbuns como Heaven and Hell, Mob Rules e The Eternal Idol.

Em 2004, deixou a trupe metaleira. Nos últimos anos, tocou no Headless Cross, do cantor Tony Martin, outro ex-Black Sabbath. Bill Ward, baterista original do Sabbath, lamentou a perda de Nicholls. “Eu e minha família estamos muito tristes em saber sobre o falecimento de Geoff Nicholls. Era um homem cuidadoso, gentil e amável”, disse Ward. O baixista Geezer Butler também comentou o fato. “Muito triste em ouvir que nosso velho amigo e tecladista do Sabbath, Geoff Nicholls, morreu. Descanse em paz, Geoff”, afirmou Butler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s