Setenta anos do nascimento de Bowie; um ano sem ele

Foto: divulgação

bowie

Um dos ícones do rock e uma das figuras mais influentes da cultura pop mundial, se estivesse vivo David Bowie completaria neste domingo, 8 de janeiro, 70 anos de idade. Celebramos o nascimento desse gênio, mas, ironicamente, no dia 10 do mesmo mês, vamos lembrar de um ano que o artista se foi, dois dias após completar 69.

Até hoje custa aceitar perda como esta. Parecia que seria eterno, que estaria continuamente nos brindando com aquela linda voz, com suas canções magistrais, com seus shows de nos deixar de queixo caído.

Saber da sua morte foi um choque. Era uma segunda-feira de manhã, bem cedo. Como de costume, liguei o noticiário para me informar sobre as primeiras notícias. Quando vi as imagens dele aparecendo na abertura de um telejornal, antes mesmo de o apresentador anunciar o ocorrido, pressenti a tragédia. Tínhamos perdido um de nossos maiores heróis.

David Bowie entrou na minha vida quando tinha 13 anos e assisti a um clipe seu na televisão cantando Blue Jean. Algo muito cool me chamou a atenção no cara de cabelos curtos, tocando violão e vestido com roupa camuflada. A canção era incrível. À medida que fui descobrindo os discos, de todas as fases, desde os anos 60, minha veneração só aumentou.

Nunca me decepcionei com qualquer de seus discos. Bowie sempre esteve na vanguarda, fosse no glam rock, no blue eyed soul, no rock experimental e nas inúmeras tendências que antecipou ou com as quais flertou. Numa balada ou em um rock pesado, sua voz pulsava equilibrando emoção e elegância.

E o que dizer também do Bowie ator, delicado, sutil, que encarnou tantos personagens no cinema, como o vampiro de Fome de Viver, ao lado de Catherine Deneuve, o alienígena de The Man Who Fell to Earth ou o Andy Warhol em Basquiat? Magistral.

Um ano voou muito rápido desde que o Homem das Estrelas se foi e o vazio permanece. Por tantas obras inesquecíveis, continuamos a lamentar sua perda. Sempre lembraremos de David Bowie.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s