Contatos imediatos do além

Fotos: reprodução e divulgação

lorrobas

Marcelo Araújo 

Você pode não acreditar em fantasmas, demônios ou espíritos. Mas se aprecia histórias sobrenaturais vai gostar do livro Ed & Lorraine Warren – Demonologistas, de Gerald Brittle, que a Darkside lançou recentemente no Brasil. A publicação, originalmente editada em 1980, reúne investigações do casal norte-americano, que se especializou no estudo de fenômenos paranormais por cerca de seis décadas.

Ed e Lorraine Warren tiveram seus nomes consagrados para os fãs do gênero de horror com o filme Invocação do Mal (The Conjuring), de 2013, que revive um dos casos mais famosos envolvendo a dupla. No cinema, foram interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga. A película mostra uma família americana às voltas com assombrações na velha casa onde vai  morar. Outras obras cinematográficas, novas e antigas, relatam fatos estudados pelos Warren, como a boneca Annabelle, Invocação do Mal 2 e Horror em Amityville.

lorrubas

O casal americano de demonologistas Ed e Lorraine Warren

Edward (1926-2006) e Lorraine Warren (1927) começaram a lidar com esse tipo de incidente a partir da década de 40 e não conseguiram mais parar, sempre solicitados por uma legião de pessoas que se diziam atormentadas por seres de outro mundo. No total, analisaram mais de 10 mil casos. Objetos relacionados a essas ocorrências e coletados pelos Warren fazem parte do Museu Oculto, localizado na residência deles, na cidade de Monroe, no estado de Connecticut. Entre as peças, a boneca de pano Annabelle. Ali, visitantes são aconselhados a não tocar em nada, sob o risco de atraírem para si alguma força sobrenatural.

conjuring_poster

Cartaz do filme Invocação do Mal

Ed serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial e trabalhou na polícia. Especializou-se em demonologia – estudo dos demônios – de forma autodidata. Já Lorraine é médium e clarividente. Os dois viraram conferencistas e apresentaram palestras falando de suas experiências com o além.

Nos eventos macabros em que intercediam, utilizavam o conhecimento adquirido para enfrentar possessões, poltergeists e demais sintomas da presença de entidades. Em muitas situações, contavam com a ajuda de padres e outros religiosos para apoio em ações como exorcismo.

O autor Gerald Brittle narra com minúcia em mais de 260 páginas alguns casos com os quais Ed e Lorraine se envolveram. Junto com as histórias vêm lições do casal sobre como evitar chamar espíritos malignos. Segundo eles, brincar com as famosas tábuas ouija funciona como imã para convocar demônios e afins. Os Warren explicam que locais onde aconteceram assassinatos ou homicídios constituem ótimas hospedarias para assombrações.

download

A boneca Annabelle

O casal costumava a falar que os entes das trevas se valiam de artifícios para conquistar e sensibilizar os humanos, para, em seguida, tentar destruí-los. A exemplo dos clássicos contos de vampiros, várias das entidades com as quais Ed e Lorraine mantiveram contato eram convidadas ingenuamente pelas pessoas a entrarem em seus cotidianos.

De acordo com o que escreve Gerald Brittle, o caso Annabelle apresentava esse perfil. Duas jovens que moravam juntas acreditavam ter se comunicado com o fantasma de uma criança, que pediu a elas para viver em seu apartamento, dentro da boneca. Com pena, consentiram. Na verdade, ao permitirem a estadia desse visitante abriram a porta do seu lar para um ser inumano, que passou a aterrorizá-las. Os Warren identificaram o problema e convocaram um padre para benzer o lugar. Depois, levaram Annabelle embora para o Museu Oculto.

Situação semelhante se deu com os Beckford, quando a filha Vicky usou o tabuleiro ouija para conversar com o que seria a alma de um jovem semelhante a ela. Pelo que nos informa Brittle, este foi o disfarce de um espírito do mal que, depois, passou meses ameaçando e agredindo a família. Barulhos nas paredes e no telhado, vozes, móveis voando para todos os lados e a aparição de uma figura sinistra faziam parte do conjunto de manifestações. Segundo o livro, houve muitos esforços para, após meses, os Warren devolverem a paz aos Beckford.

Todas essas crônicas sobrenaturais têm tudo para prender a atenção de apreciadores de histórias de fantasmas – reais ou fictícias. O detalhe é que vêm acompanhadas de explicações dos fatos por quem alega tê-los experimentado. Leia e tire suas conclusões.

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Contatos imediatos do além

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s