Cem anos de samba… ou mais

donga

Donga, autor de Pelo Telefone, conhecido como primeiro samba registrado e gravado

 

Marcelo Araújo

O registro do primeiro samba completa um centenário neste domingo, 27 de novembro. Na mesma data, em 1916, o cantor e compositor Ernesto dos Santos, mas conhecido como Donga, formalizou os direitos autorais da composição Pelo Telefone, que seria gravada em janeiro de 1917.

Há controvérsias em relação à autoria da música e até se de fato foi mesmo o primeiro samba a ter registro e gravação. Dizem que, na verdade, Donga assinou uma composição de autoria coletiva, surgida nas famosas rodas de samba na casa da baiana Tia Ciata, que ele frequentava junto a outros bambas, no Rio de Janeiro. Fora isso, no que diz respeito ao ineditismo, a palavra samba já havia aparecido na designação do estilo e no título de canções gravadas anteriormente.

Polêmicas à parte, este gênero sempre merece lembrança, todos os dias do ano, mas ter datas de referência, como a de Pelo Telefone, e o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, certamente ajudam na valorização de uma música maravilhosa, de enorme riqueza não só rítmica, mas de letras, de arranjos e de melodias. Autores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Heitor dos Prazeres, Ataulpho Alves, Zé Ketti e Paulinho da Viola, entre tantos outros, criaram ricas crônicas do Brasil.

Inicialmente marginalizado e perseguido, o samba saiu dos terreiros e rodas no eixo Rio-Bahia para conquistar o mundo a partir dos anos 40, muito divulgado inicialmente pelos sucessos que Carmen Miranda cantou nos filmes de Hollywood. O samba é um patrimônio cultural fantástico, a trilha sonora da história de resistência do povo negro contra sua opressão em um país que muitas vezes não dá o devido valor às suas raízes.

Apesar de tudo, o samba está aí, nas ruas, nos bares, nas casas noturnas, por todos os lados, com muita poesia. Viva o samba! Pelos séculos que ainda estão por vir!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s