Braulio Tavares recria monstros do folclore

7

Marcelo Araújo

Poeta, cronista, contista, romancista, ensaísta, dramaturgo, letrista e pesquisador, o paraibano Braulio Tavares tem longa e estreita relação com a literatura fantástica. Como muitos adeptos deste gênero, recebeu influências de autores célebres mas bebeu em outra fonte riquíssima: as histórias da tradição oral que povoam o folclore brasileiro de norte a sul. Em Sete Monstros Brasileiros, seu mais recente trabalho de ficção, recria espectros que há séculos assombram a nossa imaginação.

Como o próprio Braulio Tavares deixa claro na introdução, o livro não resgata relatos populares, conforme fizeram de forma admirável Câmara Cascudo em tantas obras e Gilberto Freyre especificamente em Assombrações do Recife Antigo. Ao invés disso, lemos sete contos livremente inspirados na tradição. Alguns inclusive se passam nos tempos atuais, já com a presença de internet, blogs, celulares e outros elementos contemporâneos.

Todas as narrativas carregam no suspense, despertando no leitor enorme curiosidade . A Sétima Filha retoma uma das lendas mais populares do folclore mundial, a do lobisomem. Já Papa-Figo é dedicado ao mito de um homem doente que para aliviar as dores provocadas por sua enfermidade se alimenta do fígado de crianças. Curiosamente, sem ainda conhecer a história de Tavares, publiquei em 2015, no fanzine Lobotomia, conto homônimo também inspirado nesse ente canibal. Chamou-me bastante atenção ainda a tenebrosa A Expedição Montserrat, sobre um grupo que perece em circunstâncias misteriosas em uma mata da região Centro-Oeste.

Não podemos deixar de falar das ilustrações de Sete Monstros Brasileiros, criadas pelo paulistano Fernando Issamo, que já atuou no mercado de games. As imagens belas e macabras aparecem sempre ao fim de cada conto para nos lançar mais uma dose de medo.

Sete Monstros Brasileiros é aquele tipo de livro que quando acaba te deixa com o gostinho de “quero mais”. Os enredos continuam a martelar na memória. Não há dádiva melhor para um grande escritor do que mexer com as ideias do leitor em um espaço além das páginas escritas.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Braulio Tavares recria monstros do folclore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s