Godard eternamente provocador

bardocas

Brigitte Bardot no auge da beleza

Depois de mais de duas décadas, revi O Desprezo (Le Mépris), de Jean-Luc Godard. Realizado originalmente em 1963, baseado em livro de Alberto Moravia, esteve na mostra Clássicos Restaurados do Cinema Francês, exibida no Cine Brasília, na capital do país. Ainda que seja um dos filmes, digamos, mais lineares do diretor, mesmo assim é um desafio para deixarmos um pouco de lado a visão mais ortodoxa da Sétima Arte.

Em cena, vemos Michel Piccoli no papel de Paul Javal, um roteirista que viaja a Roma para trabalhar numa adaptação do épico literário Odisseia, de Homero. O diretor da película é ninguém menos que o célebre austríaco Fritz Lang, no papel de si mesmo. Paul vem acompanhado da bela mulher Camille, vivida por Brigitte Bardot, dando show de beleza e sensualidade no começo da década de 60. O americano Jack Palance interpreta um produtor de cinema que contrata o roteirista e tenta seduzir sua esposa.

Com este enredo, poderíamos ter um filme tradicional de joguetes de emoções amorosas. Mas não com Godard, que usa a trama como pano de fundo para experiências estéticas, entre as quais a metalinguagem – o próprio Jean-Luc aparece como assistente de direção de Lang -, discussões sobre o papel da indústria cinematográfica como antítese ao cinema autoral e o uso do áudio de forma entrecortada. Vale experimentar neste jogo de se fazer o cinema discutindo cinema. E por outro lado, Godard esbanja técnica ao nos deliciar com esplendorosas paisagens da ilha de Capri, com magnífica fotografia  de Râoul Coutard e Alain Levent.

Entre as belezas de Brigitte Bardot e das paisagens naturais da Itália, sempre vale revisitar a loucura de um dos mais inquietos cineastas de todos os tempos. Talvez você não goste de Godard, porém nunca poderá acusá-lo de conformismo.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Godard eternamente provocador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s