Minha retrospectiva literária parte 3: A Maldição de Fio Vilela

amaldicaodefio

Meu terceiro livro, A Maldição de Fio Vilela, sau originalmente em novembro de 2012. Foi a minha terceira incursão no universo do terror, dessa vez numa novela, ao invés de contos.

A obra se passa em uma cidade no interior do Rio de Janeiro. O personagem principal é um jovem chamado Felipe. O rapaz mora com a mãe, Maria, e não conheceu o pai, que despareceu quando ele era bebê.

Uma nova realidade se abre para Felipe quando ele cruza o caminho de um sujeito simpático, Fio Vilela. Sempre elegante e atencioso, Fio apresenta prazeres da vida ao filho de Maria, que acaba seduzido por uma bela mulher. Mal sabe o protagonista que o perigo lhe ronda e que sua alma corre grande risco, o mesmo que no passado provocou o desaparecimento de seu pai.

Com A Maldição de Fio Vilela me aprofundei numa ambientação que muito me encanta, a do interior, cercada de histórias sobrenaturais e misteriosas. Vários dos meus contos – publicados e inéditos – passeiam por essa paisagem.

Além disso, tive a experiência de criar uma entidade, um ser fantástico que teve pelo menos três inspirações. Uma foi o Zé Pelintra, ente de religiões afro brasileiras conhecido como uma criatura boêmia. Do Zé Pelintra, tirei principalmente o visual de Fio, com seu paletó e chapéu brancos.

Fio também tem um pouco de Noriel Vilela, do qual puxei o sobrenome. De fato, o disco Só O Ôme, de Noriel, que mistura samba rock com letras de candomblé, eu estava ouvindo exaustivamente enquanto criava este livro. Já falei várias vezes de como a música influencia meu trabalho literário, gerando uma energia boa que levo aos meus textos.

Por fim, um amigo meu da cidade de Rio Bonito, no Rio, cujo apelido é Fio, com seu jeito carismático, me forneceu o terceiro elemento para definir a entidade do meu terceiro livro. Claro, peguei tudo e transformei em algo completamente diferente, mas não deixo de lembrar de meus referenciais.

Muitas pessoas me perguntam se esta obra tem continuação à vista. Ainda não. Porém, não descarto que um dia o terrível personagem Fio Vilela retorne para assombrar mais uma vez os sonhos de alguém, como você.

Abraço!

Deixe um comentário

