Minha retrospectiva literária parte 2: Pedaço Malpassado

download

Na segunda parte da retrospectiva de minha carreira literária, falo do meu segundo livro, Pedaço Malpassado, lançado em 2011 pela Thesaurus Editora. Você pode comprá-lo neste endereço. A obra reúne dois contos, nos quais volto a me aventurar pela literatura de terror.

Pedaço Malpassado destaca como tema o canibalismo. A primeira história retoma de forma absolutamente livre o conto de fadas de João e Maria (Hansel e Gretel no original alemão imortalizado pelos Irmãos Grimm).  Porém, ao contrário da célebre lenda germânica, em minha narrativa, as duas crianças possuem ares nada ingênuos e preparam uma surpresa pouco calorosa a um visitante que acidentalmente vai à sua casa.

Já no texto Pedaço Malpassado, falo de Isaac, um professor que para em uma churrascaria de beira de estrada faminto, louco pra devorar uma carne vermelha como uma maminha ou uma picanha. Mal sabe ele que o dono do estabelecimento, Wino The Butcher (o açougueiro, em português), tem outra ideia do que seja o prato principal.

Pedaço Malpassado foi lançado em maio de 2011 em Brasília, no extinto bar Salada Cultural, num espaço gentilmente cedido pelo empresário Sérgio Pedrosa. Um mês depois, aconteceu o lançamento no Rio de Janeiro, na Livraria Café do Wilsinho, na Lapa. A produção ficou a cargo do meu irmão Roberto César e da minha cunhada Roberta Brum, sempre com a divulgação incansável da minha esposa Michelle Souza. Houve ainda um evento em abril de 2012 na primeira Bienal do Livro de Brasília, no estande da Pé da Letra, editora paulista comandada pelo ótimo autor de livros infantis James Misse.

Até hoje, várias pessoas vêm me falar desse trabalho. Um dos comentários que ouço é de que o livro se passa na cabeça do leitor como um filme. Considero interessante tal colocação, já que o cinema constitui uma de minhas influências na literatura e que quando escrevo o processo de criação se desenrola em minha consciência como sequências de uma película.

Um pensamento sobre “Minha retrospectiva literária parte 2: Pedaço Malpassado

Deixe um comentário

