Rolling Stones perdem seu homem do suíngue

bobby-keys

Mesmo não sendo membro oficial dos Rolling Stones, o saxofonista Bobby Keys contribuiu bastante para o som da banda nas últimas quatro décadas e meia. Nascido no Texas em 1943, o instrumentista morreu na manhã desta terça-feira (2 de dezembro), em sua casa, no estado americano do Tennessee. O músico sofria de cirrose, doença que ataca o fígado, e iria completar 71 anos no próximo dia 18.

O primeiro disco dos Stones no qual Bobby Keys tocou foi Let It Bleed, de 1969. Até recentemente, ele colaborou com o grupo de Mick Jagger tanto em gravações de estúdio quanto nos shows. Entre os momentos marcantes do seu estridente e suingado sax tenor com os britânicos estão os solos de Brown Sugar, canção gravada em 69 e lançada em 1971 no álbum Sticky Fingers, e Miss You, do disco Some Girls, de 1978.

Vale destacar que Keys acompanhou os Rolling Stones em suas excursões brasileiras. Tive a oportunidade de vê-lo ao vivo em 1995, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, durante a turnê do CD Voodoo Lounge. Suas intervenções incríveis traziam elementos do soul e do funk aos Stones, contrapondo balanço às guitarras roqueiras de Keith Richards e Ron Wood.

Além dos Stones, Bobby tocou em trabalhos de inúmeros artistas, como Harry Nilsson, B.B. King, Maroon 5, Dave Stewart, Joe Cocker, John Lennon, Bo Diddley, AC/DC, Lynyrd Skynyrd, Donovan, Carly Simon, Eric Clapton e Chuck Berry.

Em 1972, o saxofonista gravou um belíssimo álbum solo que leva seu nome, com influências de rock, soul, funk e fusion. Participaram do projeto nomes como Ringo Starr, Jack Bruce, George Harrison, Klaus Voorman, Felix Pappalardi, Nicky Hopkins, Leslie West e Dave Mason.

Devido à complicação de seu quadro de saúde, Bobby não pôde participar da recente digressão que os Rolling Stones realizaram na Oceania, no mês de outubro. O cenário nada animador acaba de se confirmar com essa morte. Perdemos um grande talento instrumental do rock’n’roll. Seu fôlego cheio de energia fará falta.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Rolling Stones perdem seu homem do suíngue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s