Pierre, eu vi

Imagem

Foto: Marcelo Araújo 

Absolutamente impactante. É como posso me referir à apresentação que o pensador francês Pierre Lévy realizou na noite desta terça-feira, 15 de abril, na Bienal do Livro de Brasília. O tema da mesa da qual o filósofo participou foi Internet Estética, Difusão e Mercado. 

Antes de Lévy, falou André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. André destacou em sua fala os recentes fenômenos da internet e das tecnologias digitais que têm trazido inovação à literatura e à leitura. Destacou o formato dos livros eletrônicos, dos blogs e dos romances criados para celulares e Twitter. Mas sintetizou: o importante é ler e escrever, não importa qual o suporte, se uma folha de papel ou um computador. O palestrante excedeu-se no tempo que dispunha, previsto em 30 minutos, o que provocou irritação de Pierre Lévy, que chegou a cobrar da mediadora o cumprimento do horário, fazendo sinais para o relógio. 

O francês, ao contrário do brasileiro, se ateve rigorosamente a seu tempo. Uma coisa é certa: Pierre não é um técnico e sim um pensador. Por essa ótica, falou com entusiasmo da web e dos recursos tecnológicos do ponto de vista da conexão que eles abrem para os seres humanos e nos sentimentos que provocam. Achei bem interessante a colocação que Lévy fez a respeito das hashtags, de que elas criam ecossistemas temáticos que extrapolam os campos virtuais e chegam ao mundo real. 

Depois de ler trabalhos desse pensador da era high-tech, nada melhor do que vê-lo ao vivo, com sua personalidade instigante e suas ideias que apontam com otimismo para um futuro promissor. Não a tecnologia por si só, mas um instrumento que une as pessoas, permite acesso à informação e rompe as fronteiras pelo conhecimento. 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Pierre, eu vi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s