Morre Lou Reed, o maior cronista do rock

Imagemre

Que notícia triste para este domingo. Foi minha esposa quem, lendo num site, me falou da morte de Lou Reed, aos 71 anos, cantor, compositor e guitarrista, um dos nomes mais importantes da história do rock.

Não contive as lágrimas ao lembrar de tantos momentos de minha vida embalados pela música do artista novaiorquino, em sua carreira solo ou com o Velvet Underground, lendária banda que formou nos anos 60.

Reed foi um dos autênticos nomes da música moderna. Cronista de mãos cheias, trazia para suas canções os mais diversos personagens, principalmente aqueles do lado escuro e selvagem, como travestis, prostitutas, drogados e vagabundos. Lou era um mestre em desenvolver esse tipo de história, acompanhado de sua guitarra, ora com ferocidade, ora com lirismo.

Ainda que não tenha obtido êxito comercial em seu tempo, o Velvet influenciou marcantemente gerações de bandas das mais diversas tendências: de Kiss a Ramones; de New York Dolls a David Bowie; de Sex Pistols a Joy Division; de Iggy Pop ao Sonic Youth; de Tom Waits ao Jesus and Mary Chain. Sem contar gente de outras tendências que era fã dele, como o cineasta Jim Jarmusch e o escritor Paul Auster.

Sua carreira solo também não foi menos importante e marcou o rock com álbuns clássicos como Transformer e Berlin. Um de seus últimos trabalhos foi com o Metallica. Mesmo sem sucesso de público, esse CD mostrou uma vez mais que a música de Lou Reed não tinha fronteiras.

Havia lido há alguns meses sobre o estado de saúde ruim de Lou e até esperava por esta morte. Entretanto, quando acontece sempre é um choque, pelo que figuras como ele representam em nossas vidas. Não tenho palavras para grandes comentários a respeito desta perda. Foi-se um dos meus ídolos, umas das minhas referências e razões de viver, que tanto me tocou ao longo de décadas com sua arte.

Lou Reed, meu mestre, descanse em paz!

Um pensamento sobre “Morre Lou Reed, o maior cronista do rock

Deixe um comentário

