Eu não sei contar piada

Imagem

Uma das situações mais constrangedoras que podem ocorrer é uma piada sem graça, principalmente pra quem ouve. Quem conta não está nem aí e só quer uma audiência para desfilar seu semgracismo.

Certamente, você já se deparou com a seguinte cena: chega um sujeito bonachão e fala uma anedota fraca. Para não parecerem indelicados, os ouvintes soltam aquele risinho forçado, com o intuito de mostrar que acharam divertido. Na verdade, no íntimo, todo mundo pensou: “É pra rir?”.

Um dos sintomas de que uma piada sem graça acabou de ser narrada é quando a plateia começa a citar trechos, meio que para afirmar que foi divertido. Caso observe as pessoas comentando a piada no lugar de darem estrondosas gargalhadas é porque realmente a história não teve graça alguma.

Eu me libero de bancar o cômico. Não aprendi o ofício. Deixo para os profissionais, esses sim, especialistas nesse trabalho, que exige uma técnica fantástica, com timing certo, no qual até o ritmo da narrativa influencia o resultado.

Esticando o assunto, considero que para ser engraçado não é necessário apelar a situações exageradas ou de baixo calão. Para fazer rir, muitas vezes, basta agir com naturalidade ou pelo menos fingir isso.

Dizem que os maiores comediantes não são aqueles que estampam um largo sorriso e caem nas macaquices. Buster Keaton, um dos melhores humoristas de todos os tempos, carregava uma expressão fechada o tempo inteiro. Chaplin também passava longe do gênero histriônico e usava a simplicidade como matéria-prima. E o que dizer de Woody Allen, capaz de transformar as grandes angústias e medos da humanidade em objeto de chacota com seu jeito de eterno deprimido?

Tenho temor do engraçadinho, o falso comediante, aquele que utiliza o banal para alegrar a turma. Ser engraçadinho, definitivamente, não é ser engraçado.

Por isso, para os engraçadinhos de plantão, fica aquele velho recado: se você não tem nada de interessante a dizer, por favor, permaneça calado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s