Morre George Duke

Imagem

Notícia triste no mundo da música. Um dos mais talentosos nomes do jazz e do funk, o tecladista norte-americano George Duke morreu nessa segunda-feira, 5 de agosto, aos 67 anos. O artista faleceu vítima de leucemia.

George começou a se destacar na segunda metade dos anos 60, quando iniciou sua carreira individual. Foi bastante influenciado por instrumentistas como Miles Davis. Em 1969, juntou-se ao grupo The Mothers of Invention, do guitarrista Frank Zappa. Depois, no começo da década de 70, também integrou a banda solo de Zappa.

George é considerado um dos pioneiros do fusion, gênero que mistura o improviso do jazz com texturas do pop, funk, soul e do rock. Além de um bem sucedido trabalho próprio, gravou e excursionou com talentos como o saxofonista Sonny Rollins, o baterista Billy Cobham e o violinista Jean-Luc Ponty.

Como produtor e músico de estúdio, atuou com artistas de sucesso no meio pop, entre os quais Barry Manilow, Pointer Sisters, Smokey Robinson, Gladys Knight, Take 6 e Anita Baker.

Um dos seus álbuns mais famosos é Brazilian Love Affair, flerte com a música brasileira gravado no Rio de Janeiro, em 1979, que contou com as participações dos cantores Milton Nascimento e Flora Purim e do percussionista Airto Moreira.

Em seu perfil no Instagram, Ed Motta escreveu sobre George Duke: “R.I.P., master” (descanse em paz, mestre). Merecida homenagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s