O velho do submarino amarelo

Imagem

A primeira vez que o vi foi num bar aqui em Brasília. Eu estava sentado numa mesa quando deixou o banheiro um senhor de quepe e jaqueta, com um vistoso cavanhaque branco, de aproximadamente 70 anos. Parecia o próprio capitão do desenho Submarino Amarelo, dos Beatles.

Então, para meu espanto, ele cantou um trecho de Yellow Submarine, do quarteto de Liverpool, inclusive sonorizando os metais da música. A impressão minha e de meu irmão, que também estava à mesa, foi a de que aquele homem havia saído do cartoon para a realidade.

Ao longo dos anos, continuei vendo essa figura engraçada pelas ruas. Recentemente, todos os dias, o encontro à porta de um mercado que frequento. Ele entra, compra umas cervejas e senta-se num banco perto do estabelecimento. Ali, toma suas latinhas e fuma. Parece-me uma pessoa culta, pois, eventualmente, está debruçado sobre algum livro, enquanto se dedica a tomar goles da bebida e a tragar o cigarro.

De vez em quando, tem a companhia de criaturas não menos inusitadas. Dia desses, falava sobre poesia com um homem de idade avançada na fila do caixa. Noutra noite, o capitão cantava em voz alta algo no banquinho que não consegui identificar. Talvez fosse um standard.

O inverno passa e ele se entrega ao seu ritual etílico, perto do mercado. Tenho vontade de conversar com esse personagem, para, quem sabe, entoarmos juntos In the time when I was born, lived a man who sailed the seas. E aí, talvez, ele me conte sobre sua aventura com John, Paul, George e Ringo na Pepperland.

4 pensamentos sobre “O velho do submarino amarelo

Deixe um comentário

