Pelé calado é um poeta

Imagem

O agora deputado e ex-atleta Romário há alguns anos cunhou uma frase que se tornou simbólica sobre uma das lendas do futebol mundial: “O Pelé calado é um poeta”.

Pois bem, hoje, Edson Arantes do Nascimento mais uma vez comprovou a veracidade da fala do Baixinho. Um vídeo na web mostra Pelé em uma série de afirmações recheadas de ufanismo tolo e que nada condiz com o momento de transformação pelo qual o país passa.

Com seu jeito tranquilão, o “Rei” tenta chamar a atenção para a importância de se apoiar a Seleção Brasileira. Ressalta que estamos na Copa das Confederações e que em um ano teremos a Copa do Mundo no Brasil.

Lá pelas tantas, apela a um depoimento no mínimo infeliz, ao pedir que o povo deixe de lado as manifestações para colocar o futebol nacional em primeiro plano. Por maldade, agindo a favor de grandes interesses econômicos, ou pelo total desconhecimento dos problemas do país, o fato é que o ex-jogador mais uma vez perdeu ótima oportunidade de permanecer em silêncio. Inclusive, colocou-se na contramão até mesmo das estrelas da Seleção, que defenderam os protestos.

Errou feio ao desqualificar críticas às mais graves questões nacionais: a precariedade do transporte público, da educação, da saúde e da segurança, entre outros temas.

No passado longínquo, Pelé brilhou como um artista da bola. Talvez seja o mais importante futebolista de todos os tempos. Porém, no presente, limita-se a assumir posições vazias e reacionárias. Ok, na democracia até os tontos têm direito de se pronunciar. Felizmente, desta vez, nem tantos lhe darão crédito.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pelé calado é um poeta

  1. Como jogador, teve seus méritos (embora eu nem ache que tenha sido o melhor de todos os tempos. Para mim, é um mito fabricado pela mídia). Como pessoa e, principalmente, como “pensador”, é um bosta.
    O bordão “Cala a boca, Magda!” aplica-se ao caso. Rs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s